António Pedro Lima foi ao baú no Quarto 237, e retirou verdadeiras pérolas que te levam às míticas festas de garagem dos anos 80 e 90.

As festas que marcaram toda uma geração, em que o surf era o desporto rei, e o mercado musical estava a dar os primeiros passos na importação de discos vinil seguindo as tendências do público mais jovem. Muitas foram as bandas que ganharam o seu lugar nas 'discotecas' e festas um pouco por todo o país, em especial bandas ligadas ao Rock e Punk-Rock.

AC/DCNa década de 1970, nasceram fantásticas bandas de rock, como os Cheap Trick, Journey, Ultravox, The Tubes, Quiet Riot, Television, Kiss, Bad Company, e os incomparáveis AC/DC. Foi lançado o álbum imortal, The Dark Side Of The Moon dos Pink Floyd, o Tubular Bells de Mike Oldfield, a Quadrophenia dos The Who, o álbum Aerosmith dos Aerosmith, Who Do We Think We Are dos Deep Purple, Billion Dollar Babies de Alice Cooper, ELO2 dos Electric Light Orchestra, Houses Of The Holy dos Led Zeppelin, Grand Hotel dos Procol Harum, Uriah Heep Live dos Uriah Heep. Peter Frampton lançava o Frampton`s Camel onde pontificavam as faixas Lines On My Face e… Do You Feel Like We Do. Os Nazareth lançavam os álbuns Razananaz e Loud`n`Proud, os ZZ TOP o álbum Tres Hombres com a inesquecível faixa La Grange e os Rolling Stones punham cá fora o álbum Goats Head Soup onde a faixa 5 do Lado 1, era nem mais nem menos do que Angie.

Ainda nessa década, entre outros, sairiam também, os álbuns Berlin de Lou Reed, Pin Ups de David Bowie, Sabath Bloddy Sabath dos Black Sabath, e Illusions On A Double Dimple dos Triumvirat. Como se poderá verificar, 1970, foi uma década extraordinária, uma colheita de luxo, e não é por acaso que muitos a consideram o melhor da história do Rock, não bastasse para isso, apenas e só, o nascimento dos AC/DC.

Com esta tendência, surgiram espaços dedicados a um estilo que veio para ficar. Falamos do Rock Rendez-Vous (também conhecido por RRV) que foi um dos mais conhecidos clubes de Lisboa durante a década de 1980 e inícios de 90. E também da mais famosa discoteca em Portugal, o 2001, inaugurado em 1973 no Autódromo do Estoril, e que viria a ser conhecido por A Catedral do Rock, mantendo-se ativo até aos dias de hoje.

Billy IddolCom o sucesso inabalável destes espaços rapidamente surgiram as réplicas, desta feita, de amigos para amigos onde o acesso era exclusivamente por convite boca-a-boca - e claro, podias sempre levar mais um amigo - que utilizavam espaços mais modestos, mas nem por isso, menos animados: a garagem. Sem as restrições dos espaços públicos, havia sempre lugar para os menores de idade, que assim frequentavam pela primeira vez as festas e a euforia de um ambiente onde se ouvia música muito alto, e que lhes viria a marcar não só pela experiência vivida, como também pela referência musical que esta lhes proporcionava. Estas festas decorriam na sua generalidade das 18h até pouco depois da hora de jantar, e em alguns casos até de madrugada, dependendo do número de pessoas que ainda se divertia (e da simpatia dos vizinhos).

 

Horário

  • 2ªfeira 23:00
  • Sábado 22:00
  • Domingo 17:00

Assim, e com base no que aqui já foi dito, António Pedro Lima transforma o teu Verão 2021 numa verdadeira loucura, relembrando a era dourada da música rock nas festas de garagem, Rock Rendez-Vous, e 2001. Uma série de 8 programas até Setembro, naquela que é a 1ª temporada Summer of Rock.

Este ESPECIAL inicia-se a 17 JULHO e termina a 4 SETEMBRO.

 

Track List: Quarto 237 - Summer of Rock 02

BOB SEGER & THE SILVER BULLET BAND - Old Time Rock and Roll (Stranger in Town, 1978)
GEORGE THOROGOOD AND THE DESTROYERS - Bad to the Bone (Bad to the Bone, 1982)
CHEAP TRICK - I Want You to Want Me (Cheap Trick at Budokan, 1979)
THE J. GEILS BAND - Centerfold (Freeze-Frame, 1981)
MEN AT WORK - Who Can It Be Now? (Business as Usual, 1981)
OUTFIELD - Your Love (Play Deep, 1985)
BILLY IDOL - White Wedding Part 1 (Billy Idol, 1982)
XUTOS & PONTAPÉS - Barcos Gregos (Ao Vivo no Rock Rendez Vous, 2016)
DANZIG - Mother (Danzig, 1988)
GUNS N' ROSES - Sweet Child o' Mine (Appetite for Destruction, 1987)
D-A-D - Sleeping My Day Away (No Fuel Left for the Pilgrims, 1989)
SCORPIONS - Still Loving You (Love at First Sting, 1984)
WHITESNAKE - The Deeper the Love (Slip of the Tongue, 1989)
SKID ROW - In a Darkned Room (Slave to the Grind, 1991)