Lounge fecha portas no final do ano
“É humano, é negócio”, escreve o espaço lisboeta em comunicado.
Celebrou o 25º aniversário em maio passado, mas o Lounge fecha as portas do número 1 da Rua da Moeda, em Lisboa, até o final de 2024. O anúncio foi feito pelo espaço nas redes sociais.
“Infelizmente não conseguimos ver renovado o contrato de aluguer do espaço que ocupamos”, pode ler-se na publicação. “O tsunami de brilho postiço que tem inundado a cidade e divergências em relação aos interesses da senhoria põem fim a esta viagem. É humano, é negócio.”
Ao Observador, o proprietário e arrendatário Mike Mwaduma diz que “foi decisão da senhoria não renovar” e “nem sequer foi dada a hipótese de negociar”. Isto acontece após “vários aditamentos”, explica: “O contrato tinha anos, a última renovação foi há cinco, e termina no início de 2025.”
O Lounge agradece a todas as pessoas que “acompanharam esta incrível viagem”, relembrando os artistas nacionais que “aqui encontraram força e apoio para crescer”, bem como os internacionais que por lá “encontraram a intimidade do público com rara intensidade e partilha.”
Ao longo dos anos, esse foi um dos motivos pelo qual o Lounge ficou conhecido, assim como pela entrada livre ou a porta aberta durante toda a semana. Refúgio para ouvintes, palco para artistas, dos maiores aos mais pequenos. No mesmo texto, lê-se que foi essa “forma de oferecer uma programação eclética e abrangente” que “contribuiu desde o início para a identidade do bairro e da cidade – sempre de portas abertas a todos, com sentido de inclusão e diversidade.”
Em maio passado, na altura do 25º aniversário, o DJ e programador Mário Valente referia à Time Out: “Nos últimos anos e em particular desde a pandemia que nos habituámos a observar o futuro a prazos cada vez mais breves, mas, enquanto for possível, vamos continuar na nossa ilha a fazer o que temos vindo a fazer até aqui com a mesma vontade e empenho de sempre.”
Na Rua da Moeda, esse trabalho cessa no final do ano. Até lá, o Lounge “ainda tem muito para dar”.
Direitos de imagem reservados (fotografia retirada do Facebook do Lounge)